CUIDANDO DO
SEU CORAÇÃO

Itaquera | São Paulo

DSC_0498 (1).JPG
58543783_773308976402243_6448311186357223424_n.jpg

Quase 1⁄4 da população tem pressão alta, e metade dessas pessoas nem sabe que sofre dessa doença, que é a hipertensão. Isso é preocupante porque as doenças do coração - que levam ao infarto, derrame ou paralisia dos rins por exemplo - são as que mais matam no mundo!

No Brasil, cerca de 400 mil pessoas morrem todos anos em decorrência das doenças cardiovasculares. Elas chegam a matar duas vezes mais do que o câncer e até 6 vezes mais do que todas as doenças infecciosas juntas.*

Mas nós podemos salvar muitas vidas com algumas mudanças na linha de cuidado à população hipertensa, fortalecendo a atenção básica e economizando muitos recursos que hoje são gastos nos hospitais, em cirurgias, tratamentos, exames e procedimentos médicos mais complexos e mais caros.

Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo deu início ao Projeto Cuidando do Seu Coração, que visa enfrentar esse desa o: mudar o cenário da hipertensão na capital!

*Fonte: ISA Capital / SBC- Sociedade Brasileira de Cardiologia / Simers

 
_BHBC Logo Standard Red RGB (1).png

O QUE É O PROJETO CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO?

O Projeto Cuidando do Seu Coração é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, em parceria com organizações nacionais e internacionais, que visa melhorar o cuidado à população hipertensa para reduzir o número de mortes
e complicações relacionadas às doenças cardiovasculares (doenças do coração), principalmente em ambientes urbanos de baixa renda.

A ideia é ligar os pontos dentro e fora do sistema de saúde para poder rastrear a enorme quantidade de pessoas que tem pressão alta e ainda não sabe ou não se trata, e garantir que toda a população hipertensa tenha o atendimento adequado e um tratamento contínuo, não apenas pontual, mantendo sua pressão sob controle e aumentando sua longevidade e qualidade vida.

 

OS OBJETIVOS DO PROJETO

1. Desenvolver e implementar um modelo replicável, escalável e sustentável para a melhoria do rastreamento, diagnóstico, tratamento e controle da hipertensão arterial sistêmica (HAS) na cidade de São Paulo.

2. Aumentar o número de pessoas com pressão “controlada” para impactar na redução das mortes e complicações da doença entre a população da cidade de São Paulo.

 

COMO FUNCIONA O PROJETO CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO

As soluções desenvolvidas ao longo do projeto - idealizadas coletivamente pelos próprios profissionais, gestores e usuários da rede de atenção à saúde - incidem em toda a linha de cuidado, e pretendem diminuir o índice de desistência do paciente durante a sua jornada no SUS.

 
GUIA-BOAS-VINDAS-BHBC-01.jpg
 
 

INDICADORES DE SUCESSO

GUIA-BOAS-VINDAS-BHBC-02.jpg
 
 

PARA REDUZIR OS RISCOS DE PROBLEMAS NO CORAÇÃO, É MUITO IMPORTANTE SE ALIMENTAR DE FORMA SAUDÁVEL E REDUZIR O CONSUMO DE SALREALIZAR ATIVIDADES FÍSICAS E REALIZAR A AFERIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL REGULARMENTE

VOCÊ SABE ONDE AFERIR SUA PRESSÃO?

CLIQUE AQUI E DESCUBRA A UNIDADE DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ

 
NOVAR-A-BHB1-IMAGENS-PORTAL (4).png

ATIVIDADES JÁ REALIZADAS

CONFIRA ABAIXO COMO FOI O DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO EM ITAQUERA